quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DANÇA, SEXO E GÊNERO....


Judith relata no capitulo"padrões de dominação: homens, mulheres e homossexualidade", sob o aspecto histórico, social e ético, os fatores que favorecem o sucessoe o reconhecimentodo homen e da mulher na dança. Traz, através de levantamentos históricos, o fato da dança ser considerada uma profissão marginal e reconhecida como de pouca importância para o cenário econômico. Tudo isso, segundo Hanna, deve-se ao fato de quem as exerce são os chamados sexo frágeis da sociedade, ou seja mulheres e homossexuais.
Hitóricamente, podemos notar que apesar da dança ter nascido sob o domínio masculino, a intervenção feminina fez com num determinado momento, sua importância decaísse em função de seus praticantes. Não apenas destes, visto que há múltiplos fatores que favorecem o acontecimento ,e a migração de mulherese homossexuais para a dança.
Dizer que a predominância de homossexuais na dança é grande, seria muita ousadia, a arte no geralproprciona que estesse "sitam" mais à vontade no meio, pois como é citado no texto, "o homossexual encontrou o meio de passar ao se identificar como sentimental e artístico mais do que simplesmente como gay. Assim, a rejeição social baseada na sexualidade é reenfocada pela justificativa da arte".
Dizer que não há homosexuais em outra profisões? É claro que há, mas não são tão evidentes como nas artes, pelo fato que já explicado. A reepreensão social e a exclusão, tornan-se massificadas quando revelados em meios profissionais de grande escalão. Apesar das tentativas históricas de se explicar o porquê, podemos dizer que mesmo sendo certo ou errado, ainda há uma falta de respeito quanto às escolhas pessoais e o não saber diferenciar enquanto profissional?
O mesmo equivale ás mulheres, a imagem obre elas aplicada como sendo frágeis e "incapazes"de realizar certas atividades e pré-destinadas a realizar outras, já está sendo um tabu quebrado, mais ainda: há um grande cominho a ser percorrido, tanto por elas como pela dança, para mudar conceitos e atitudes já impregnadas na história da humanidade.


leandro Augusto Petersen Vieira.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um pouco dos Gestos

Os gestos que hoje utilizamos no dia-a-dia para facilitar a comunicação e para mostrar nossas diferenças culturais, foram a primeira forma de diálogo entre os seres humanos. Juntamente dos gestos, de suas formas e expressividade, está todo um significado que faz muita diferença em uma comunicação sem o uso da linguagem verbal. Conforme o homem foi evoluindo e aumentando seu intelecto, os gestos foram se transformando. Digamos que para cada 'fase' evolutiva existiam diferentes significados para os mesmos gestos.
Nos dias atuais, já não há grandes mudanças gos gestos e de seus significados, o que encontramos é apenas uma diversidade cultural, onde cada povo possui suas características distintas ,ou não, das demais.
O gesto se dá no coletivo, é na relação com alguém que ele se inicia.
Ele "auxilia" no entendimento da fala, já está integrado nela e seu significado depende da cultura de determinada região. Pode acontecer próximo ou diante de alguém, contanto que exista mais de uma pessoa. O gesto faz parte da comunicação humana.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

AULA COMPOSIÇÃO II - 11 DE SETEMBRO

A AULA DE COMPOSIÇÃO TERÁ COMO CONVIDADA A PROFESSORA E FIGURINISTA AMÁBILIS DE JESUS.
COMPAREÇAM!!!!!

ENCONTROS/DISCUSSÕES SEMINÁRIOS R.D.M (temáticas, datas e horários)

EXPLORAÇÕES TEMÁTICAS: TRÂMITES COEVOLUTIVOS ENTRE CORPO E AMBIENTE

DANÇA E POLÍTICA: COREÓGRAFOS ENGAJADOS (GRUPO I)

DANÇA E GÊNERO: COREÓGRAFOS QUE DISCUTEM A SEXUALIDADE ATRAVÉS DA DANÇA (GRUPO II)

DANÇA E TECNOLOGIA: OS NOVOS CORPOS, PRÓTESES E ARTEFATOS CÊNICOS. O CORPO FORA DO CORPO. O CORPO DIGITAL (GRUPO III)

DANÇA E DEFICIÊNCIA: A INVESTIGAÇÃO EM AMBIENTES DIVERSOS (DA NÃO VISUALIDADE, DA DEFICIÊNCIA DE LOCOMOÇÃO, ETC.) (GRUPO IV)

DANÇA E PALAVRA: DO LIBRETO À PALAVRA. QUE PODE SER MÚSICA, SSUSSURO, GRITO, SILÊNCIO, ETC. (GRUPO V)


13 DE AGOSTO
- GRUPO I (DAS 7H30 ÀS 8H20)
- GRUPO II (DAS 8H20 ÀS 9H10)

20 DE AGOSTO
- GRUPO III (DAS 7H30 ÀS 8H20)
- GRUPO IV (DAS 8H20 ÀS 9H10)

27 DE AGOSTO
- GRUPO V (DAS 7H30 ÀS 8H20)
- GRUPO I (DAS 8H20 ÀS 9H10)

03 DE SETEMBRO
- GRUPO II (DAS 7H30 ÀS 8H20)
- GRUPO III (DAS 8H20 ÀS 9H10)

10 DE SETEMBRO
- GRUPO IV (DAS 7H30 ÀS 8H20)
- GRUPO V (DAS 8H20 ÀS 9H10)

17 DE SETEMBRO
- TODOS OS GRUPOS (DAS 7:30 ÀS 9:10)
- ENTREGA DOS NOVOS TEXTOS