terça-feira, 29 de abril de 2008

Corpo trans-lúcido: uma reflexão sobre a história do corpo em cena. Por Letícia Honorio da Silva...

Este texto fala sobre uma reflexão sobre a história do corpo em cena, onde o homem se comunica através de sinais, símbolos, livros, revistas, música, dança, filmes, palavras e gestos.
As técnicas corporais cada vez mais estão sendo aprimoradas. A partir dessas técnicas procuramos tornar os movimentos o mais agradável possível, mais conscientes e mais simples.
As crianças aprendem desde cedo a desenvolver as habilidades motoras como por exemplo, o andar, os movimentos de agachar, sentar, deitar e levantar.
No texto de Klauss Vianna, Percepção corporal a partir de movimentos básicos, o autor diz que é muito importante executar e perceber esses movimentos, pois eles acontecem a todo momento.
Concordo com os dois autores porque é através do corpo que nos comunicamos com o público. Para essa comunicação acontecer o corpo tem que estar consciente e adaptar-se às transformações que podem surgir.
É muito importante permitir que o movimento simplesmente surja, sem obsessão. Mas, também é necessário todo um trabalho de preparação e conscientização, onde costuma revelar a dificuldade que as pessoas têm de enfrentar esse processo de reestruturação.
O corpo tem que se adaptar às transformações do tempo. Os quatro fatores de Laban estão sempre presentes em nossa movimentação. Quando andamos, corremos, pulamos, estamos sentados ou até mesmo parados, os quatro fatores de Laban etão presentes no nosso corpo, é só perceber.
O corpo não é apenas uma forma em movimento andando, correndo ou dançando. É, menos ainda, uma vitrine de marcas e logotipos. Instrumento de comunicação do homem no mundo, o corpo é possibilidade de invenção permanente e novas finalidades e a disposição para vivê-las.

2 comentários:

4º ano de Dança/FAP disse...

Oi Letícia,
Você traz algumas questões que são, além de interessantes, muito pertinentes como a necessidade do corpo se adaptar ao longo do tempo e perceber a que se faz necessário, sobretudo ao corpo artista, de uma preparação, de um treinamento com vistas a elaborar mais e mais seu movimento-comunicação e sua percepção. Cuide para explicar melhor conceitos como o que seja um movimento agradável e simples, pois eles são um tanto quanto subjetivos.
Outra coisa: De qual o texto de Klauss Vianna que você menciona?
Abraços, Gian

4º ano de Dança/FAP disse...

Oi Gian, deculpe a demora.
O texto de Klauss Vianna é a Percepção corporal a partir de movimentos básicos.
Abraço, Letícia