segunda-feira, 30 de junho de 2008

FÁBRICA DE CORPOS?

Passando por academias,consultórios médicos e lojas de cosméticos,na busca constante pela perfeição da forma e pela estética idealizada,o corpo torna-se produto de vitrine,pronto para ser comprado.
O modelo genético natural do corpo já está ultrapassado,hoje em dia o que impressiona é o corpo manipulado,construído com cirurgias,dentro dos moldes de beleza impostos pela mídia.O padrão do corpo ideal que a mídia impõe,está tão encarnado na mente da sociedade que até por um título de miss,ou para perder dois ou três quilos,meninas jovens e belas se expõe a cirurgias complexas,aumentam e reduzem seus corpos e se transformam em "bonecas artificiais".Corpos perfeitos,sem celulite,sem marcas do tempo,mulheres magras,com silicone e medidas irreais: é isto que a mídia vende.E toda esta manipulação de corpos(e de cérebros)tem um bom lucro como produto final.Uma revista masculina,por exemplo,só vende se em seu conteúdo existirem fotos de mulheres maravilhosas,perfeitas,que insinuem ou explicitem sensualidade.É isto que se vende.
Enquanto a indústria da beleza fatura muito,meninas ingênuas e inconseqüêntes ficam doentes em busca de satisfação pessoal,sofrem de "doenças da moda",como anorexia e bulimia,e às vezes entram em um caminho sem volta.Transtornos psicológicos também são muito freqüentes.Lúcia Santaella em seu livro " Corpo e Comunicação:Sintoma da Cultura",explica:"É essa dominância do exterior sobre o interior que nos leva a compreender o poder que a glorificação e exibição do corpo humano passaram a assumir no mundo contemporâneo,poder que é efetivado por meio das mais diversas formas de estimulação e exaltação do corpo,como se essa exaltação pudesse trazer como recompensa um renascimento identitário ou a restauração de 'eus' danificados e identidades deterioradas"(Crillanovick,2003:331,apud Lucia Santaella,2004,p.126).
Oxalá que as tantas influências do ambiente não contaminem nossas cabeças de forma negativa e prejudicial.O que se espera é uma preocupação real com os problemas sociais ou do meio ambiente...Que estão chamando a atenção.Mas a pergunta que o cidadão narcisista do século XXI faz é: " De que me interessa a política internacional,se tenho que me preocupar com os quilos a mais na balança?"

TEXTO ESCRITO POR ANNA KRISTHINE KNAPP

Um comentário:

Peter Abudi disse...

Ana Querida um tema bem bom mesmo esse né, bom pra começar falar de vitrine é uma coisa que mem interessa muito, qual o real valor da vitrine? o que ela realmente mostra? será que o que tem dentro de uma vitrine de uma certa forma não é o que a gente procura enxergar na gente?
Penso qual a minha sensação dentro de uma vitrine, qual a troca que promovo a quem esta me observando? o que a gente quer dizer conta muito nessa hora, então pense nisso o que vc quer comunicar mesmo dentro de uma caixa de vidro.
E essa sensação com certeza ultrapassa esse vidro com muita verdade.
nos falamos

Peter Abudi