segunda-feira, 23 de junho de 2008

O estágio obrigatório elimina alunos do estágio remunerado; por Carolina Camargo De Nadai

Estive pensando no assunto que iria abordar esse mês no Blog, é claro que sempre falamos de dança, e é para isso mesmo que criamos este meio de comunicação. Porém, muitas vezes, nos vejo discutindo assuntos tão importantes entre nós e nos esquecemos de lançá-los no mundo, mesmo que seja o mundo “Fapiano” do qual vivemos tão intensamente atualmente.

A Faculdade de Artes do Paraná possui um interessante currículo, pode-se ver cada vez maior a procura nas épocas de vestibulares, a concorrência entre os candidatos sempre aumentando. Mas sabemos que não é perfeito, principalmente quando estamos vivenciando sua funcionalidade. E como discente sinto-me responsável pelas futuras alterações (imagino sempre que para melhor) desta instituição.

Passamos por diversos estágios durante curso de dança. Conhecemos um pouco da realidade do ensino público, um pouco da dança para pessoas com deficiências físicas, além de um ambiente da comunidade que nós mesmos podemos escolher qual, sem falar no bacharelado. Ao chegarem ao quarto ano muitos dos alunos já estão encaminhados profissionalmente – muitos desde antes – e é triste que pessoas tenham que abandonar estágios remunerados para terem tempo de cumprir o estágio obrigatório de licenciatura em dança clássica e contemporânea.

O curso de dança poderia se organizar e repensar essa carga horária (180 horas); ou ao menos validar ambientes quais as pessoas já estão inseridas – que também sejam na área de licenciatura –. É válido lembrar que o estágio já começou a se abrir; hoje podemos realizar nossas observações, assistências e ministrar aulas no Instituto Arte Geral (para ambas as técnicas) e no Colégio Medianeira (para dança contemporânea).

Mas como melhorar ainda mais?

Um comentário:

4º ano de Dança/FAP disse...

Olá Cacá!
Também concordo que poderiam ter valia as experiências em licenciatura que temos em outras instituições que não são as cadastradas na Faculdade. Afinal, antes mesmo de entrarmos no 1º ano muitos de nós ja ministravam aulas. Fala-se tanto em coerência pra lá e pra cá, mas me parece bem incoerente restringir nossas áreas de atuação - como é o caso do estágio remunerado.