quinta-feira, 22 de maio de 2008

Desabafo!!

O quarto ano de dança é o mais estressante...tenham certeza disso...a gente mal aparece na FAP, mas quando lá entramos, bum, mais uma bomba...
Acho hilário como os professores nos tratam como se estivéssemos chegando na cidade este ano e nada tivéssemos para fazer. Alô!! Não temos todo o dia livre!! Passaram 3 anos, será que eles não percebem que todo mundo já está meio encaminhado ou pelo menos fazendo bicos para poder ganhar dinheiro, para pagar as inúmeras fotocópias, os livros, os ônibus, inclusive muitas vezes são gastos em vão quando chegamos lá e surge uma reunião e cancelam as aulas...pior ainda é lidar com professores que não vão e nem avisam! Ou então, querem pesquisas mirabolantes achando que só estamos na faculdade fazendo a matéria deles... É...nós chegamos no quarto ano mas passamos por cada uma...quem lembra do ratão saindo de dentro da cantina? Do cheiro do banheiro entupido da honjo, do pó de 2 centímetros do chão da honjo, do frio congelante do Ballet as 7:30 da manhã, das aulas (que aulas?) de "moderno" do segundo ano, (iapapa, iapapa,iapapa) ...mas seguimos firmes, ao som de "Dont worry, be happy"...
Mas o mais revoltante, para mim, é quando o discurso não corresponde com o fato, já discutimos muito com professores que falam uma coisa , mas fazem outra, falam de processo, mas nos avaliam pelo resultado, falam de qualidade, mas avaliam a quantidade..."escrevam o seu entendimento..." Ah pára, balela, na hora da prova, pedia exatamente as palavras do autor entre aspas!! É minha gente, fica difícil continuar, e é por isso que muitos dos nosso nos deixaram...e mais o povo deste ano que desiste da Licenciatura , pois perder um ano de sua vida e correr o risco de perder o trabalho de sua vida por causa dos estágios não é moleza! São escolhas muito sérias que devem ser respeitadas!
Falando nisso, na maioria das vezes também não sinto que nossas escolhas são respeitadas, nossas faltas não são respeitadas, mas nós sabemos que muitas vezes não faltamos porque estamos dormindo, mas sim resolvendo questões que julgamos sérias nas nossas vidas, ou ficamos ensaiando até de madrugada (sim, muitos de nós dançam!) e ora bolas, temos o direito de faltar!! 25% , tem professor que não sabe lidar com isso!! Particularmente também não me sinto respeitada pelos professores por eu não falar muito em sala, não expor o que penso ou o que achei de determinado texto...mas, dá licença? É uma escolha, eu não sinto necessidade de questionar, de impor, ou discutir, sim, eu discordo as vezes, mas não me sinto com vontade de falar, e não me julgo não participativa por isso, desde quando ouvir não é participar? Desde quando observar não é participar? Muitas vezes o que eu talvez poderia falar já foi dito, por que serei repetitiva? Têm pessoas que gostam, se sentem bem, outras não, por favor, respeitem isso e considerem como participação o que vejo, ouço, leio, enfim, o que vivo lá dentro e não o que digo ou deixo de dizer.
Hoje é um feriado, nem sei se isso vale como postagem, nem farei uma revisão para ver se tem algum erro no meu português, só me deu vontade de desabafar com vocês. Temos que ter consciência de que não está sendo saudável, que estamos nos estressando demais por problemas que não são nossos, e isto esta causando atritos e discussões entre nosso colegas...vamos tentar ver o lado bom de tudo...é difícil, mas vou tentar, tentem também, pensar no diploma talvez, ou no vestido da formatura :) , ou quem sabe a chance de entrar no mercado de trabalho com um passo a frente daqueles que não têm curso superior...é...há coisas boas...o nosso baile de formatura...o alívio que será no fim...o orgulho dos nossos pais...o nosso próprio orgulho, de saber que não é fácil , mas...em qualquer outro lugar não seria muito diferente! E me perguntem se eu faria outra faculdade? Veterinária? Direito? Publicidade? Bah...pior que não!! :P Bom feriadão a todos! Carolzinha!!

6 comentários:

4º ano de Dança/FAP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
4º ano de Dança/FAP disse...

OLA MUITO BOM, FAÇO DE SUAS PALAVRAS MINHAS TAMBÉM SOCORRO!!!!!!
VAMOS SOBREVIVER!!???!!!!!!

LEANDRO AUGUSTO PETERSEN VIEIRA

4º ano de Dança/FAP disse...

Querida Carol....
Vc parece aqueles bonequinhos que vivem dentro de uma caixa, e quando a gente resolve abrir eles saem rápido e nos surpreendem.
Parabéns pela coragem......

Fique firme, pois somos mais que vitoriosos. Oprimidos e mal interpretados pelo sistema... isso é verdade. Mas não muda o fato que.... realmente somos guerreiros.
Não importa o que pensem, digam, ou façam, somos profissionais da arte, porém temos peito pra lidar com as diferenças.

E que venha o fim logo.... rs

Bjocas
Thamy

Anônimo disse...

não estou aqui para defender os professores nem estou em lado algum, sou uma artista docente permanentemente estudante
mas quarto ano é o ano de uma primeira "finalização" de uma etapa da vida da gente e é assim, trampo, em crise e essa pode ser apenas a primeira na vida de vocês...outras virão e a busca vem disso. Há muitas incoerências como em qualquer lugar e quartos anos são pesados em vários outros cursos de graduação. Mas vamos ter cuidado com as generalizações e com a falta de diálogo. O jeito de alargar as fronteiras, arrumando espaço para haver diálogo e futuras mudanças é falar, perguntar, alterar com vontade que isso aconteça. É fazer de um modo diferente porque se acredita nisso e não para fugir de si mesmo ou das dificuldades particulares. Sabemos que é foda aprender a criar, aprender a dar aula e isso tudo com pessoas nos avaliando e principalemnte a gente se auto avaliando. Ás vezes por medo de nossos próprios enfrentamentos naturais, mas doídos, que devemos nos deparar no quarto ano, por falta de posicionamento em tempo real, na hora que tudo acontece, jogamos para os outros, para uma crise generalizada. Muitas vezes, na hora que a coisa está acontecendo , na relação, as coisas precisam ser resolvidas. E cada um pode resolver dizer o que pensa. Vamos dividir isso,obviamente, mas o pequeno, o seu, cada um tem que fazer, tem que ser enfrentado tem que ser alterado com produção
Vamo que vamo
um beijo grande e torço por vocês Estamos nessa
Gladis

Anônimo disse...

Então gente...por mais estressante que seja não gostaria de ver isso como um fim...Mas como o "cumprimento" de uma etapa! Que vai deixar saudades com certeza! E não pelas coisas ruins...mas pela superação delas!Pela certeza de que fizemos o melhor que poderíamos ter feito...ou, talvez, pela consciência de que podia ter sido melhor...
Acho que o que encomoda mais é o desconforto do incerto. Do que vem pela frente...
Mas isso...ah...deixa pra lá!

4º ano de Dança/FAP disse...

Gente,
Tá foda pra todos, mas com "força e fé" estamos cumprindo os objetivos. Vamos ter um pouco de calma (sei que é difícil pois tento me convencer disto todos os dias)pois vejo que muitos da turma estão cominhando sim, por mais que o contrário pareça maior. Acredito que tudo é uma escolha, mas concordo que muitas vezes outras aparecem de brinde.
Todos nós somos capazes e vejo isso em cada um, com suas maneiras de resolver o que pode. Mas também boto fé no diálogo, nas conversas com os professores como estamos tentando fazer.
Não sei se ajuda, mas vamos "nos segurando" e tudo vai dar certo.
Bjs
Tha