domingo, 28 de setembro de 2008

Respeito é o que se pede.

“A relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conehcimento.”
Motivado ou desmotivado.
Em grandes ou pequenas proporções, a maneira como o professor profere sua opiniao, a maneira como este indica as possibilidades do aluno aperfeiçoar seu conhecimento é mais que decisiva no processo de aprendizado.
Sabe-se que a maneira como se pronuncia algo diz muito mais sobre o que se realmente quer dizer que o próprio discurso verbal mencionado. Isto é um pouco do que diz a Paralinguagem.
Ao término deste ano seremos diplomados em licenciatura em dança, mas alguns já estão a anos no mercado lecionando. Mesmo assim,é bom ressaltar que temos que ter o devido cuidado em como auxiliaremos o aluno neste aprendizado, já que este tem total percepção se um discurso está sendo dito para impressioná-lo, para ridicularizá-lo ou simplesmente, ajudá-lo a perceber novas possibilidades.
“A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente.”.(VIGOSTSY).
Por isso, é obrigação do professor ter respeito ao conduzir o aluno. Sarcasmo e ironia ja foram muito utilizados sim, mas numa escola chamada de Tradicional, e utilizar este método não condiz com um discurso dito contemporâneo.

Caroline Pellegrini

Nenhum comentário: