domingo, 14 de setembro de 2008

TEORIA DE BASE

abaixo segue um pouco do que estou escrevendo sobre a teoria de base que estou utilizando em minha pesquisa....

Para vocês um bocadinho de Teoria da Gestalt!!

O Gestaltismo surgiu na Alemanha por volta de 1910, e atuou principalmente no campo da teoria da forma e nele o ponto de interesse principal é a PERCEPÇÃO. “A teoria da Gestalt, extraída de uma rigorosa experimentação, vai sugerir uma resposta ao porquê de umas formas agradarem mais e ouras não” (Filho, 2000: 18). A teoria possui uma postura fenomenológica, se baseia em experimentações e coloca que o ser humano não pode perceber unidades visuais isoladas, mas sim relações, ou seja, uma parte na dependência de outra. Como exemplo disto pode-se citar a relação figura/fundo, que se faz imprescindível para a percepção visual de uma figura.

A teoria da Gestalt atribui ao “... sistema nervoso central um dinamismo auto-regulador que a procura de sua própria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados. Essas organizações (...) são, pois, espontâneas (...) independentemente de nossa vontade e de qualquer aprendizado” (Filho, 2000:19). Esta afirmativa pode ser exemplificada e justificada pelos efeitos de ilusão de ótica, que continuam a ocorrer mesmo depois que se tenha conhecimento delas e de como elas funcionam.

A Gestalt estabelece primeiramente uma divisão, do que denominam Forças de Organização da Percepção, em: Forças Externas, que seriam os estímulos que a retina sofre pela luz que provêm do objeto visual, e Forças Internas, caracterizadas por estruturarem as formas em uma determinada ordem e por terem origem num dinamismo cerebral que se explicaria pela própria estrutura do cérebro.

A partir destas idéias e de experiências práticas, são definidos então alguns princípios que regem as Forças Internas. São elas: Unificação, Segregação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança e Pregnância da Forma. Não cabe aqui, que eu me estenda na explicação de cada um deles, contudo ressalto que a Pregnância compõe a lei básica da percepção visual da Gestalt e define que : “Qualquer padrão de estímulo tende a ser visto de tal modo que a estrutura resultante é tão simples quanto o permitam as condições dadas” (Filho, 2000: 36). Além disso, as Forças Internas de organização da forma “tendem a se dirigir tanto quanto o permitam as condições dadas, no sentido da harmonia e do equilíbrio visual” (Filho, 2000, 36).



Beijinhos
Ju Lorenzi

Nenhum comentário: