domingo, 14 de setembro de 2008

Universo Vertebral por Letícia Honorio da Silva

A coluna vertebral é o principal conjunto de elementos do corpo humano, visto que é ela que dá sustentação, firmeza e mobilidade à todo o corpo tornando assim, o ser humano um ser independente.
Na dança, o corpo é utilizado em sua totalidade, abrangendo formas variadas de movimento. A coluna vertebral é usada ao extremo, desde uma simples posição ereta até a troca da base dificultando o equilíbrio e a estabilidade do corpo.
Partindo daí, surge a curiosidade sobre diversas possibilidades de movimento, posições que podem ser realizadas com a coluna vertebral, se é possível identificar claramente que partes da coluna vertebral são movimentadas para cada ação a ser realizada, entre muitos outros.
A coluna vertebral sob um ponto de vista de engenharia é de uma constituição perfeita. Imagienm a coluna de um prédio que tivesse que suportar toda a estrutura e ao mesmo tempo tivesse que movimentar esse prédio. Seria impossível. Mas a espinha faz isso. A coluna é formada por uma série de ossos denominados vértebras.
Poderemos ver a quantidade de vértebras existentes em nossa coluna vertebral, as regiões mais utilizadas, as de maior importância, assim como as diferentes formas que elas possuem.
As vértebras tem características regionais, mas de uma maneira geral, todas têm algo em comum: o corpo vertebral, o arco da vértebra, o forame vertebral, os processos transversos, s processos espinhosos, e os processos articulares (facetas).
A coluna é formada por uma série de ossos que se articulam entre si, permitindo desempenhar a sua função de, ao mesmo tempo, ser eixo de suporte do organismo e o apoio responsável por todos os movimentos do corpo.
A estrutura vertebral está dividida em duas unidades funcionais: o pilar anterior, coluna vertebral, constituída pela superposição de corpos vertebrais e discos intervertebrais.
Os movimentos da coluna vertebral dependem das pequenas articulações intervertebrais, as quais apresentam uma forma diferente nos diversos segmentos da coluna vertebral. Os músculos da coluna, de maneira geral, são muito grandes, constituindo provavelmente as maiores massas musculares do organismo.

Nenhum comentário: