sexta-feira, 23 de maio de 2008

RETORNO DO SAGRADO






by Thamy Baij








Na contemporaneidade, o homem enquanto indivíduo, é cada vez mais levado a pensar de forma sistêmica e pragmática. Tal abordagem racionalista de mundo, o faz objetivo, separatista e afastado. A espiritualidade é aos poucos abafada, e o sagrado excluído. A desacralização gera um mundo sem significado.
As teorias adentram no paradigma da recuperação da visão da totalidade, que é espiritual. É o retorno da visão sagra
da.
Num mundo onde se fala tanto sobre corpo – unidade, sobre a completude do homem, onde tudo é interligado, é pertinente adentrar no tema, para que se gere o pensamento de integração, de retorno à espiritualidade, pelo qual, o homem atuará no mundo de forma mais completa e reformulada.
Mas, que razões levaram o homem contemporâneo a se distanciar da espiritualidade, e que conseqüências são geradas a partir dessa distância?
O homem sempre viveu num mundo dividido e que se desenvolve ligeiramente. A forma que assumiu esse desenvolvimento, levou a um distanciamento do natural e uma perda da conexão com as fontes espirituais, julgadas inúteis ou secundárias dentro desse contexto.
A espiritualidade pode ter sido perdida, devido à abordagem racionalista, que tem como finalidade conhecer e dominar informações do mundo contemporâneo, ou até mesmo, devido à influência do pensamento cartesiano, que estabelece que o verdadeiro conhecimento provém do que pode ser medido e quantificado, indo de encontro com a impossibilidade de se mensurar algo espiritual.
Entenda-se, espiritualidade não é religiosidade. Espiritualidade tem haver em “ser pleno”.
Estar “pleno”.
“Estar”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu aposto nesse estar "pleno" através da arte, nessa integridade que cita, não expecificamente com tal palavra , mas que está sub-entendido, pela maneira como aborda o assunto. Eu me identifico com tal busca, a busca do ser "íntegro" "inteiro"...na verdade um resgate, pois quando nascemos somos assim. Alguns de nós perde tal conciência disso ao longo da vida, esquecemos de quão grande somos, quão capazes, e completos, a dança tem total condições de oferecer tal estado novamente ao individuo...desenvolva o seu Thamy e proporcione isso ao próximo! Crie que o nosso tempo necessita disso..

FLÁVIA MATTOS 4° ANO DANÇA (FAP)